Psicóloga Ofélia Alves Contreiras é homenageada pelo vereador Éber Machado
Atendendo a requerimento do vereador Éber Machado (, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quarta-feira, 10, uma homenagem de reconhecimento à psicóloga Ofélia Alves Contreiras, em razão de sua trajetória profissional e da relevante contribuição para a saúde mental e o bem-estar da população.
A psicóloga, natural do Acre e atualmente residente em São Paulo, transformou sua história de vida em missão social após perdas familiares traumáticas. Em memória de seus filhos Heitor, assassinado em 2012, e Lucas, vítima de suicídio em 2015, a homenageada fez a promessa de dedicar sua vida ao acolhimento psicológico, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para custear seus estudos, trabalhou como cozinheira e faxineira até se formar em Psicologia em 2021, quando passou a atender pacientes de diversas regiões do país, destinando parte de sua agenda a atendimentos gratuitos ou com tarifa social.
Na ocasião, representaram a homenageada sua mãe, Maria das Graças Contreiras, e suas irmã, Isabel Contreiras. Em mensagem enviada à Câmara, a psicóloga destacou. “Este reconhecimento não é apenas pessoal, mas representa a valorização de uma causa que me move diariamente: a promoção da saúde mental e a prevenção ao suicídio. Dedico essa homenagem a todos que enfrentam suas batalhas internas e a cada profissional que trabalha incansavelmente pela valorização da vida.”
Em discurso, Éber Machado destacou a importância da trajetória de Ofélia, ressaltando que seu trabalho tornou-se referência nacional no acolhimento de pessoas em luto e na prevenção ao suicídio. “O ano inteiro deveria ser setembro amarelo, porque essa é uma realidade que nos acompanha diariamente. A Dra. Ofélia conseguiu transformar a dor em missão, levando acolhimento a quem mais precisa. O Acre também precisa dela”, afirmou o parlamentar.