NOTA DE APOIO AO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ACRE – TRE/AC SOBRE A POSSÍVEL MUDANÇA DE HORÁRIO NA VOTAÇÃO EM 2022.

por Lumarques — publicado 14/12/2021 18h50, última modificação 14/12/2021 18h50

A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO BRANCO, através da sua Mesa Diretora, vem a público manifestar integral apoio as considerações e sugestões feitas pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador FRANCISCO DJALMA DA SILVA, referente ao Ofício nº 390 / 2021 - PRESI/GAPRES, destinado ao Ministro LUÍS ROBERTO BARROSO - Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que trata a discussão sobre a uniformização do horário de encerramento e início da votação das eleições. A proposta quer antecipar o início da votação em duas horas no Acre devido ao fuso horário.

A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO BRANCO reforça a preocupação com os impactos que tal medida causará às atividades e logísticas já apresentadas no referido Oficio relacionadas às eleições desenvolvidas por este Regional.

Desta forma, entendemos que os impactos na antecipação do início da votação, em qualquer Unidade da Federação, seria relevantes, sobretudo pela ótica dos atores externos do processo (eleitores, mesários e fiscais), vez que exigir que o eleitor vote em horário excessivamente cedo, representa uma redução indireta do tempo útil de votação o que poderá ocasionar em nossa Região a possibilidade de aumentar o percentual de abstenção levando em consideração as peculiaridades logísticas da região. Nas eleições de 2020, quase 30% do eleitorado acreano não foram às urnas votar.

Por fim, a Câmara Municipal de Rio Branco, manifesta-se favorável ao acolhimento de uma das propostas apresentadas e ressalta que desta forma o encerramento das eleições no Acre não causará atraso na totalização final e divulgação do resultado das eleições para Presidente.

 

Rio Branco – AC, 14 de dezembro de 2021

MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO BRANCO.