Na Tribuna Popular, Instituto Peteleco apresenta projetos em defesa das crianças

por Marcela Jansen publicado 11/09/2025 17h25, última modificação 11/09/2025 17h29

 

Atendendo a requerimento do vereador André Kamai (PT), a Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 11, abriu espaço na Tribuna Popular para o Instituto Peteleco: inclusão, defesa de direitos e transformação social em favor das crianças.

O representante da entidade, Davinei Marques Cunha, conhecido como Palhaço Peteleco, apresentou o trabalho realizado há 19 anos e oficialmente estruturado como instituto há seis anos. De acordo com ele, atualmente, "mais de 530 crianças são atendidas, em especial crianças oncológicas, autistas e em situação de vulnerabilidade social".

Peteleco reforçou ainda que, ao longo da trajetória, mais de 1.100 crianças já foram alcançadas pelos projetos. Segundo ele, o maior desafio hoje é garantir a continuidade das ações. “O Instituto Peteleco não pode parar. Hoje atendemos mais de 500 crianças e suas famílias, mas precisamos de apoio para continuar dando qualidade de vida e esperança”, destacou.

Na ocasião, o Peteleco também pontuou sobre o projeto de construir a primeira Casa de Apoio exclusiva para crianças em tratamento de câncer da Região Norte. “Esse será um marco para o Acre e para todo o país. Hoje, temos casas de apoio mistas, mas queremos um espaço 100% voltado para as crianças”, ressaltou.

Outro ponto abordado foi a necessidade de uma sede própria. “Hoje não temos um espaço definitivo. Há prédios públicos abandonados que poderiam ser destinados ao nosso trabalho. Precisamos de uma sede para atender com ainda mais dignidade nossas famílias”, afirmou.

História de vida

Emocionado, Peteleco também compartilhou sua história pessoal. “Fui curado de um câncer quando criança. Durante muito tempo me perguntei por que isso aconteceu comigo. A resposta veio no dia em que comecei a trabalhar com crianças no Hospital do Câncer: foi para isso que eu fui curado, para dedicar minha vida a elas”, contou.

As mães atendidas pelo Instituto também participaram da sessão, exibindo cartazes em apoio à causa. “Não é só a criança que precisa de ajuda. As mães também precisam de suporte, acolhimento e condições para continuar lutando pelos seus filhos”, acrescentou o presidente do Instituto.

Peteleco pediu apoio da Câmara para garantir uma sede própria, ressaltando que prédios públicos hoje abandonados poderiam ser destinados ao trabalho social.

Por fim, o vereador André Kamai ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Peteleco e lembrou a trajetória pessoal de Peteleco.. “Eu sou testemunha desse trabalho bonito, que é uma entrega de vida. O que o Peteleco faz é uma escolha, uma missão em favor de quem mais precisa. O terceiro setor é fundamental e merece apoio, porque complementa o poder público e transforma vidas”, afirmou, garantindo que irá colaborar com emendas parlamentares para a instituição.