Na Câmara, vereador Aiache debate doação de sangue durante Tribuna Popular

por Marcela Jansen publicado 18/06/2025 20h10, última modificação 18/06/2025 20h10

 

Atendendo a requerimento do vereador Aiache (PP), a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quarta-feira, 18, uma Tribuna Popular no qual debateu a importância da doação de sangue no Acre. A sessão contou com a participação da diretora-geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), Dra. Teresa Cristina, e do secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.

Na oportunidade, o secretário Pedro Pascoal destacou os desafios enfrentados pelo sistema de hemoterapia no Brasil, especialmente quanto à impossibilidade de concessão de benefícios em troca da doação, devido à ausência de integração entre os bancos de dados dos hemocentros do país. Segundo ele, "o ato de doar sangue deve ser voluntário, altruísta e sem nenhum tipo de troca", para garantir a segurança tanto do doador quanto dos pacientes.

O gestor também fez um apelo à população e aos parlamentares para apoiar campanhas de captação de doadores e fortalecer a rede pública de saúde: “Cada doação pode salvar até quatro vidas. Precisamos sensibilizar nossas comunidades e aumentar os estoques de sangue nos hemocentros”.

A Dra. Teresa Cristina reforçou o chamado, agradecendo o espaço e convidando os vereadores para uma atuação conjunta em prol da causa. “Precisamos fidelizar nossos doadores, estimular a solidariedade e garantir a segurança transfusional. A Câmara pode ser uma grande aliada nessa missão de salvar vidas.”

Ao dispor da fala, o vereador Aiache destacou a importância da sociedade para ajudar a salvar vidas, através do processo de doação de sangue.

“A doação de sangue é um gesto simples, mas que pode salvar vidas. Trouxemos essa pauta para a Tribuna Popular porque entendemos que a Câmara também tem a responsabilidade de incentivar atitudes que salvam vidas", disse ao ressaltar ainda a Campanha Todos Pela Vida, uma mobilização organizada pela Casa Legislativa para captação de sangue .

"Essa campanha é o começo de um movimento que queremos ver crescer. Cada gabinete se comprometeu a levar cinco doadores no dia oito de julho, e tenho certeza de que vamos ultrapassar essa meta. Nosso mandato está à disposição do Hemoacre e da saúde pública do Acre. Vamos juntos fazer a diferença.”

Ao final da Tribuna Popular, o vereador Aiache entregou uma Moção de Aplauso ao secretário Pedro Pascoal, em reconhecimento ao trabalho prestado à saúde pública do Acre.