Felipe Tchê denuncia violência contra criança autista em agência bancária e cobra providências
O vereador Felipe Tchê (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco, na terça-feira, 26, para relatar e repudiar o caso de violência sofrido por uma mãe e sua filha, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em uma agência da Caixa Econômica no município.
Segundo o parlamentar, a criança apresentava comportamento característico quando foi alvo de constrangimento por parte de um funcionário do banco. “Uma criança atípica, com um comportamento de criança atípica. E o funcionário daquela agência bancária veio até essa mãe e pediu, ‘gentilmente’, que a criança calasse a boca”, denunciou.
O vereador afirmou que tomou providências legais para garantir que o caso seja investigado. “Nós fomos até o Ministério Público do Estado e também ao Ministério Público Federal, onde o doutor Lucas Dias recebeu a nossa denúncia. Eles ficaram de dar encaminhamentos, inclusive responder para que possamos acompanhar”, explicou.
Tchê destacou que a função do mandato é estar atento a episódios de preconceito e dar voz às famílias atípicas. “Nosso papel aqui é o papel de fiscalização. Estamos acompanhando de perto, com uma lupa, essa situação, para podermos dar voz a essas mães e pais, para podermos dar voz a essas crianças. Mas, principalmente, para combater com veemência todo tipo de preconceito, agressão e violência”, afirmou.
O parlamentar reforçou que o combate à discriminação contra pessoas com autismo deve ser permanente e acompanhado de responsabilidade. “Às vezes, mil justiças não compensam uma injustiça. Temos que ter critério e responsabilidade ao denunciar, mas não podemos deixar de agir. Essa luta faz parte do nosso dia a dia e da nossa realidade”, concluiu.