Elzinha Mendonça destaca Dia do Vereador, Outubro Rosa e Dia Internacional da Pessoa Idosa

por Marcela Jansen publicado 01/10/2025 18h05, última modificação 01/10/2025 18h05

A vereadora Elzinha Mendonça (PP) pontuou, durante pronunciamento na Câmara Municipal de Rio Branco, sobre o Dia do Vereador, celebrado em 1º de outubro. Na oportunidade, ela cumprimentou os colegas de parlamento pela passagem do dia.

“Parabéns a todos os vereadores desta casa por serem guerreiros. Nos bastidores, muitos não sabem das lutas que travamos em favor da população de Rio Branco”, afirmou.

Elzinha também destacou a importância de reconhecer a participação feminina no Legislativo, dirigindo-se à vereadora Lucilene Vale, sua única colega mulher na Casa, e parabenizou o policial legislativo Fabrício, que aniversaria nesta data.

Outro ponto de sua fala foi a abertura do mês alusivo ao Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Estaremos dialogando e verificando onde podemos contribuir no combate a essa doença que afeta tantas mulheres”, disse.

Em seguida, a vereadora chamou atenção para o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro. No plenário, anunciou a apresentação de um pacote de projetos de lei voltados à valorização da terceira idade, que incluem: incentivo à cultura, com garantia de espaços de expressão artística; isenção de taxas em eventos culturais e artísticos; programas de convivência para combater a solidão; inclusão do tema da valorização do idoso nos conteúdos escolares; e benefícios em lazer, esporte e cultura para promover bem-estar e qualidade de vida.

Segundo Elzinha, as medidas têm como objetivo garantir “maior dignidade, maior valorização e conscientização das famílias sobre o papel fundamental do cuidado com a pessoa idosa”.

Por fim, a parlamentar reforçou sua homenagem. “Nossos idosos são exemplos vivos de resiliência, coragem e amor. A eles, toda a minha gratidão e o compromisso de continuar lutando nesta Casa para que vivam com dignidade e sejam valorizados.”