Eber Machado critica falta de investimento em saúde e infraestrutura para produtores rurais

por Marcela Jansen publicado 09/12/2025 16h52, última modificação 09/12/2025 16h52

 

Durante a sessão de terça-feira, 9, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Eber Machado (MDB) fez críticas à atual gestão municipal e cobrou melhorias urgentes para os produtores rurais e para os serviços de saúde da capital. O parlamentar afirmou que produtores continuam enfrentando dificuldades para escoar a produção, especialmente em períodos de chuva.

Segundo Eber Machado, a situação vivida por agricultores em áreas da zona rural demonstra falta de respostas do Executivo. O vereador também criticou a condução administrativa do Executivo e disse que a promessa de um segundo mandato melhor que o primeiro não se concretizou. “Se elegeram dizendo que iriam fazer o segundo mandato melhor do que o primeiro. Mas o que temos visto é falta de investimento nas ruas, nos ramais e nas unidades de saúde”, afirmou.

Eber citou ainda um decreto publicado este ano tratando da contenção de despesas e questionou sua efetividade. “Em julho, ele publicou um decreto dizendo que ia ter contenção de despesa. Mas o que a gente tem visto é só incremento. O problema é que falta investimento onde realmente precisa”, pontuou.

O parlamentar também relatou preocupações com o abastecimento de medicamentos no município. “O que nós temos visto é medicação faltando desde janeiro deste ano nas unidades de saúde. Falta médico, falta remédio, falta condição de atendimento”, disse.

Durante o pronunciamento, o vereador lamentou a dificuldade enfrentada por moradores e produtores ao buscarem serviços essenciais. “O que nós temos que fazer? Derrubar toda a ponte? Levar água na casa das pessoas? É isso que precisamos entender: hoje vivemos uma gestão fraca”, declarou.

O parlamentar afirmou ainda que já acionou órgãos de controle sobre os problemas relatados. “Nos autos do Ministério Público está claro. Essa situação precisa ser analisada e corrigida”, concluiu.