Câmara de Rio Branco realiza I Oficina Técnica
A Câmara de Rio Branco, por meio da Escola do Legislativo, deu início na segunda-feira, 10, a I Oficina Técnica do parlamento municipal. O encontro está sendo realizado no Centro Universitário Uninorte e tem como objetivo desenvolver treinamentos práticos voltados para a adoção das ferramentas tecnológicas a fim de tornar as Casas Legislativas mais eficientes e transparentes.
Câmaras Municipais dos estados do Acre, Amazonas e Rondônia marcam presença nessa agenda. Os temas abordados na Oficina tratam sobre o Portal Modelo e de SAPL e estão sendo ministrados pelos técnicos José Bonifácio de Góis Júnior e Adalberto Oliveira.
Ao fazer a abertura do evento, a vice-presidente do parlamento municipal, a vereadora Lene Petecão (PSD) destacou a importância da Oficina para os servidores do legislativo. “Estamos felizes com esta oportunidade, pois sabemos o quanto é importante a qualificação e capacitação de todos os agentes que trabalham no Legislativo”.
A vereadora reforçou ainda que a realização da oficina só está sendo possível devido a parceria entre a Câmara de Rio Branco e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), por meio do Programa Interlegis, do Senado Federal, com a intervenção do senador Sérgio Petecão (PSD).
“Agradeço imensamente ao José Bonifácio e o Adalberto Oliveira que se dispuseram a estarem aqui em Rio Branco para nos ajudar a qualificar ainda mais o trabalho realizado pela Câmara de Rio Branco. Não posso deixar também de agradecer ao senador Petecão pela por ter intermediado o fortalecimento dessa parceria. Juntos iremos tornar as Casas Legislativas mais eficientes e transparentes”.
Portal Modelo e SAPL
O Portal Modelo é o sistema desenvolvido pelo Interlegis que permite que a Câmara crie o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem necessidade de contratar serviços especializados. No treinamento, os participantes são ensinados a fazer a customização, gestão de conteúdo e administração do portal.
Já a oficina de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo capacita para a adoção da ferramenta que informatiza todo o processo legislativo da Casa.
Ambos os sistemas são gratuitos, de fácil utilização e garantem às Câmaras total aderência às exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência.