Vereador Bruno Moraes destaca regulamentação da Lei “Jovens em Ação”

por Marcela Jansen publicado 02/12/2025 17h37, última modificação 02/12/2025 17h37

 

Durante a sessão de terça-feira, 2, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Bruno Moraes (PP) utilizou a tribuna para parabenizar os parlamentares e servidores pela solenidade de entrega dos Títulos de Cidadão Rio-branquense, realizada na última sexta-feira, 28, e para anunciar o avanço de uma importante política voltada à juventude da capital.

Segundo o vereador, no dia 24 de novembro foi regulamentada a primeira Lei Jovens em Ação, iniciativa construída quando ainda presidia o sindicato da categoria e que agora ganha forma no âmbito do mandato parlamentar. A regulamentação viabiliza a absorção de jovens aprendizes das empresas terceirizadas em contratos da administração pública municipal.

Bruno explicou que o projeto está em fase final de tramitação técnica, envolvendo o Sindicato, o Departamento de Juventude e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, e que a previsão é de que o programa seja iniciado a partir de janeiro de 2026.

“A partir de janeiro, esperamos que a Prefeitura, junto com o Departamento de Educação e o Departamento de Juventude, absorva entre 150 e 200 jovens para atuar na administração pública. Esse sonho, que lá atrás parecia distante, agora está prestes a se concretizar,” afirmou o vereador.

Ele destacou ainda que o programa é voltado para jovens de 14 a 24 anos que atuam como aprendizes em empresas terceirizadas que possuam contratos com o Município. A partir da regulamentação, esses jovens poderão ingressar em setores da administração pública, ganhando experiência profissional e ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Bruno Moraes agradeceu à Prefeitura de Rio Branco, às equipes técnicas envolvidas e ao seu gabinete, que trabalha na pauta desde março. “Logo esses jovens estarão no mercado de trabalho, adquirindo a experiência que procuram. Agradeço à Prefeitura, à nossa equipe e a todos que contribuíram para tornar essa política uma realidade”, completou.

 

Foto Jardy Lopes