AUDIÊNCIA PÚBLICA - Violência Doméstica Contra a Mulher Diante do Cenário da Pandemia
Em comemoração ao Mês da Mulher, a Câmara Municipal de Rio Branco realizará no próximo dia 17 de março às 9h da manhã, Audiência Pública para debater sobre o enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres diante do cenário da pandemia.
Uma recente pesquisa realizada pela Unesp revelou que 87% das mulheres têm a clara percepção de que a violência contra o sexo feminino aumentou durante a pandemia do novo coronavírus. Como o maior tempo de permanência dos casais dentro de casa e as dificuldades financeiras resultantes deste momento crítico contribuíram para a intensificação de ofensas, ameaças e agressões físicas dentro do ambiente doméstico.
A autora do requerimento, vereadora Lene Petecão (PSD) ressaltou a importância do debate e a criação de medidas de apoio, pois a pandemia alterou a rotina das mulheres e trouxe para as famílias maior instabilidade econômica "A pandemia da covid-19 só agravou uma situação que já era insustentável, e que precisa de medidas emergenciais, não somente do poder público, com políticas públicas de combate a violência de gênero, e um maior envolvimento da sociedade civil em apoio a diretrizes e medidas em prol da proteção da mulher. Se, antes da pandemia, 1 em cada 3 mulheres no mundo era vítima de violência, essa situação só agravou no último ano” disse a vereadora.
A audiência será realizada de forma virtual, através da plataforma Zoom e transmitida pelos canais oficiais da Câmara, Facebook e Youtube e contará com a participação de representantes de instituições e órgãos de defesa das mulheres em situação de violência doméstica familiar.



































