André Kamai destaca queda nas vagas de creches e cobra prioridade para educação infantil em Rio Branco
O vereador André Kamai (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco, na terça-feira, 12, para apresentar dados sobre a redução de vagas em creches no município e a ausência de novas unidades nos últimos anos.
Segundo o parlamentar, em 2018 Rio Branco registrava 4.995 matrículas em creches, resultado de um ciclo de investimentos que incluiu a construção de 14 novas unidades entre 2012 e 2014. Atualmente, o número é menor: 4.791 crianças matriculadas, sem registro de novas construções nos últimos cinco anos.
Kamai destacou que, para reverter esse cenário, é necessário que a educação infantil seja tratada como prioridade na gestão municipal. “Um secretário sozinho não consegue mudar a realidade. É preciso que esse tema seja um projeto estratégico da cidade”, afirmou.
O vereador também mencionou a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Acre, quando foram anunciados investimentos federais para o estado, incluindo a construção de oito novas creches — uma delas em Rio Branco.
Ao final, o parlamentar se colocou à disposição para colaborar na busca de soluções e reforçou a importância de recuperar e ampliar o número de vagas na educação infantil da capital.