Vereadora Elzinha Mendonça participa de café da manhã com Margaridas na Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade

por victor.farias — publicado 15/03/2019 14h25, última modificação 08/06/2019 12h56
As margaridas da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade – SMZC, responsáveis pela manutenção e limpeza da área central de Rio Branco foram homenageadas nesta sexta-feira (15) no pátio da instituição pela vereadora Elzinha Mendonça (PDT), pelo secretario Kellyton Silva e demais convidados.
Durante o evento, a vereadora Elzinha Mendonça agradeceu o trabalho feito pelas Margaridas e falou da importância dessas profissionais no contexto urbano.
“Essas mulheres fazem um trabalho que merece o nosso verdadeiro reconhecimento, cuidam da nossa cidade como ninguém. Fazem o que muitos não querem fazer. Eu como vereadora trabalho em vários projetos na Câmara de vereadores voltados para a valorização do trabalho realizado por essas profissionais tão queridas e cativantes. Uma vez por ano, por exemplo, no Dia do Gari, que acontece em maio, faço uma homenagem para essas mulheres na Câmara. Rio Branco é referência quando o assunto é limpeza pública e isso se deve ao amor que essas mulheres colocam no trabalho”, explica.
O secretário da SMZC, Kellyton Carvalho, destaca que a secretaria desenvolve várias ações voltadas para as servidoras.
“São desenvolvidas consultas médicas, palestras sobre violência doméstica, campeonatos e outros eventos. As margaridas começam os trabalhos enquanto a cidade ainda nem acordou. É graças a essas mulheres que nossos espaços  estão limpos”.
Ada Maria Ferreira dos Santos, de 61 anos de idade, uma das margaridas mais antigas de Rio Branco faz parte do setor de Varrição da secretaria Municipal de Zeladoria, composto por 60 garis e margaridas, responsáveis pela limpeza das áreas centrais e comerciais da cidade.
“Trabalho há mais de 20 anos nas ruas de Rio Branco e sempre agradeço por fazer um trabalho tão bonito numa cidade que amo. Fico impressionada com o amor que as pessoas sentem pela gente, todos os dias alguém me para na rua, elogia meu trabalho e tira uma foto comigo, não existe coisa mais gratificante”, diz a gari bastante emocionada.
Hoje cerca de 250 garis e margaridas são responsáveis pela limpeza da cidade e outros pontos, praças, córregos, vias e bairros de Rio Branco.
José Faustino  - assessor da vereadora