Roberto Duarte apresenta proposta para incluir Ensino Financeiro nas escolas públicas municipais

por julianaqueiroz — publicado 23/02/2018 14h38, última modificação 23/02/2018 14h38

O vereador Roberto Duarte (MDB) apresentou na Câmara Municipal de Rio Branco uma proposta para incluir o Ensino Financeiro na grade curricular das escolas do município. No Brasil, a educação financeira vem conquistando espaço como política de Estado a partir da publicação do Decreto nº 7.397, de 22 dezembro de 2010, que instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Desde então, ações acerca da temática são compartilhadas, de forma integrada, por órgãos e entidades públicas e da sociedade, nos âmbitos: federal, estadual e municipal.

Roberto Duarte explica que a educação financeira está incluída no documento preliminar da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como tema integrador denominado consumo e educação financeira, ou seja, é trabalhado de forma transversal nas disciplinas curriculares da educação básica.

“Ensinar o tema é uma forma também de preparar as crianças e os adolescentes para o futuro. Não só o futuro desses jovens, mas do país. Precisamos ter um país que aprenda a poupar, que entenda a trabalhar o seu dinheiro. E isso começa dentro de casa, nas nossas finanças pessoais”, disse Roberto Duarte.

Após apreciação das comissões, o projeto deverá ir para votação no plenário da Câmara Municipal.