Elzinha Mendonça fala sobre importância do combate ao câncer de mama

por julianaqueiroz — publicado 04/10/2018 11h32, última modificação 04/10/2018 11h32

A vereadora Elzinha Mendonça (PDT) subiu à tribuna, durante o grande expediente, na manhã de quarta-feira, 3, e falou sobre as ações desenvolvidas durante o Outubro Rosa e destacou a importância do diagnóstico do câncer de mama ainda cedo.

Para a vereadora, a grande preocupação é com o fato de as mulheres buscarem o médico apenas quando já estão acometidas pela doença.

“O Outubro Rosa é justamente para tentar reverter essa situação, já que a campanha é preventiva. Então como parlamentar, e, principalmente como mulher faço questão de incentivar a todas as mulheres a fazerem a mamografia”, pontuou.

Além do discurso sobre o tema, a vereadora ainda visitou o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), conversou com a gerência e com pacientes e aproveitou para conhecer mais sobre a campanha.

“A gente sabe que o número de casos ainda é muito alto, e o mais preocupante é saber que 50% das pacientes que estão no local não estão apenas pela prevenção. Por isso é tão importante conscientiza-las”, ressalta.

Durante o mês de campanha, as mulheres que estiverem dentro da faixa etária, a partir dos 40 anos, podem procurar o Cecon sem o encaminhamento médico e agendar a ultrassonografia no local.

O Cecon está localizado na rua Floriano Peixoto, 187, centro de Rio Branco. Para receber o atendimento basta levar um documento de identificação, cartão do SUS e o comprovante de endereço.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, chega a afetar até 58 mil mulheres ao ano, sendo que estas são afetadas até 100 vezes mais que os homens.

No Acre, no ano de 2017, foram contabilizados 96 casos novos de câncer de mama.

As taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

Assessoria