Câmara de Rio Branco esclarece que não houve aumento de diárias

por Câmara Municipal de Rio Branco publicado 09/03/2017 13h25, última modificação 13/03/2017 10h00

Um dos assuntos que vem causando polemica na população e no parlamento municipal, é a falta de clareza a respeito do possível “aumento” das diárias dos vereadores de Rio Branco.
Em entrevista com o presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Manuel Marcos (PRB), ele esclarece que o que está sendo colocado na imprensa local a respeito do aumento das diárias dos parlamentares não procede, o que ocorreu de fato foi um reajuste de R$ 54.
“A Câmara é extremamente transparente e tem responsabilidade em cuidar com seus recursos, uma vez que são de origem popular. As diárias não sofreram aumento de um salário mínimo como se anuncia, o valor do reajuste foi de R$54 e todos podem conferir a publicação no diário oficial”, disse Manuel Marcos.
Com a correção do reajuste, os valores passarão para R$ 375, 81 para viagens pelos municípios acreanos e se estiverem fora do Estado, o valor será de R$ 939,54.
Aos diretores, assessores técnicos do legislativo, procurador, controlador-geral, cargos comissionados, chefes de setores e funções gratificadas, receberão R$ 258,36 para viagens dentro do Estado e fora R$ 681,17. Demais servidores, os valores ficaram em R$ 187,90 nos municípios acreanos e R$ 493,26 em outros estados.
O parlamentar ainda explica que a decisão do reajuste não passa pela votação dos vereadores, pois o valor do reajuste é baseado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) por meio da resolução 05/2014.
“A resolução foi elaborada e feita no ano de 2014, não votamos pelo aumento a esse valor exorbitante que alguns anunciam por falta de conhecimento. A Câmara é uma das Casas mais respeitadas e fiscalizadas pelos órgãos como Tribunal de Contas e Ministério Publico. Todas as nossas atividades podem ser conferidas por meio do diário oficial e o portal de transparência, e estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos”, destacou o presidente.