Câmara aprova PL que torna Utilidade Pública a Associação Comunitária de Mulheres do Segundo Distrito

por julianaqueiroz — publicado 18/10/2018 13h08, última modificação 18/10/2018 13h08

A Câmara Municipal de Rio Branco, aprovou, nesta quarta-feira (17), a proposta de autoria do vereador Rodrigo Forneck (PT), que torna a Associação de Mulheres do Segundo Distrito em entidade de utilidade pública – título que ajuda na hora de receber emendas parlamentares e de pactuar convênios com o Município, trata-se do reconhecimento dado a quem presta serviços de relevância social à comunidade, sem interesse econômico ou político.

Criada pela professora Guajarina Margarido, em 2005, a organização reúne diferentes linguagens pra promover aprendizado teórico, capacitação técnica e, principalmente, emancipação feminina. Hoje, aos 82 anos, a aposentada ainda preside a entidade e conta com o apoio da vice Norma Costa pra tocar os projetos adiante.

"Através da propositura a comunidade participa de cursos e organiza feiras e exposições para apresentar o que produz, além de experimentar ações inclusivas em áreas como saúde, cultura, justiça e direitos humanos. A missão é investir em oportunidades iguais para todas e na transformação de vidas, já que muitas associadas possuem histórico de violência doméstica e estão na urgência de quebrar o ciclo da submissão", destaca Forneck.

Através do resgate da dignidade e da autonomia financeira que permitem a criação dos filhos e a ressignificação da própria existência. Agora, a entidade deve ampliar o acesso à população e garantir mais recursos pros projetos sociais que desenvolve.