“Cultura não é filantropia”, destaca o vereador Rodrigo Forneck

por victor.farias — publicado 18/03/2019 17h49, última modificação 18/03/2019 17h49

A Prefeitura de Rio Branco realizou nesta segunda-feira, 18, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), a entrega de materiais para ações esportivas e culturais, adquiridos por meio de emendas dos vereadores Rodrigo Forneck (PT), Lene Petecão (PSD) e Artemio Costa (PSB).

“Em 2018, a gente colocou emenda para equipar os centros culturais. Para 2019, estaremos destinando emendas para contratação de profissionais, por meio de bolsas. Pois, o trabalhador da cultura é um trabalhador como qualquer outro, tem família, gastos e precisa se sustentar. Cultura não é filantropia e nem pode ser vista assim, por isso é necessário que passemos a remunerar e valorizar os professores dos centros culturais, para que saiam do voluntariado”, salientou Forneck.

O investimento total é de R$ 65 mil, sendo R$ 45 mil destinado por Rodrigo Forneck, que é presidente da Comissão de Cultura na Câmara, para aquisição de materiais e serviços voltados aos quatro Centros Culturais da cidade, que beneficiam mais de mil alunos. Outros R$ 10 mil foram disponibilizados pelo vereador Artemio Costa à Federação Acreana de Xadrez. Os R$ 10 mil de emenda destinados por Lene Petecão foram direcionados à Escolinha de Futsal Real Norte para aquisição de material esportivo, a fim de atender as aulas, treinamentos e competições.

O presidente do bairro Aeroporto Velho, José Adenilson, mais conhecido como “Negão da Baixa”, salientou a importância investimento para a comunidade. “Que bom seria se todos os deputados e vereadores todo ano designassem investimento à cultura. Pois, nas crises as primeiras áreas a serem afetadas são a cultura, esporte e lazer. Parabenizo o vereador Rodrigo e aos demais pelo compromisso”, frisou.

A prefeita Socorro Neri agradeceu o apoio dos parlamentares. “Os três vereadores decidiram destinar partes de suas emendas para atender o Esporte e a Cultura, e isso é muito louvável. Esse investimento é fundamental para o desenvolvimento da cidade. É em parceria, com boa vontade e união que vamos seguir cuidando de Rio Branco”, destacou.

A solenidade de entrega dos materiais foi promovida no Centro Cultural Lydia Hammes e contou com a participação de comunitários e representantes dos segmentos de cultura beneficiados com as emendas parlamentares.

Ascom Ver. Rodrigo Forneck